Dicas de Saúde

23/05/2012 09:42

Dicas de postura

Poucas pessoas se preocupam com a postura ao realizar atividades simples do dia a dia. Porém, esses cuidados são essenciais para evitar problemas na coluna, que são hoje alguns dos maiores responsáveis pelo afastamento do trabalho no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os problemas relacionados à coluna estão em terceiro lugar no número de queixas e afastamentos, só perdendo para as doenças psiquiátricas e para as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo (LER).

Para encontrar as melhores posturas para cada tarefa diária, VivaSaúde consultou Luiz Pimenta, presidente em exercício da Sociedade Mundial de Coluna e diretor do Instituto de Patologia da Coluna em São Paulo. Segundo ele, a cada dia cresce o número de pessoas com problemas na coluna vertebral no mundo. Saiba como, com algumas mudanças na sua rotina, você pode inverter esse quadro.

Abaixar

Normalmente as pessoas se curvam para abaixar, porém, ao realizar esse movimento, as costas podem sofrer uma lesão. Portanto, a melhor posição para abaixar com maior conforto é aquela em que a pessoa flexiona ou apóia os joelhos no chão.

Certo                                                                               Errado

 

Pegar peso no chão

Ao abaixar para pegar peso, nunca sobrecarregue as costas curvando-a, pois o risco de lesionar a coluna é maior. Por isso, é preciso flexionar os joelhos para dividir com as pernas o peso do corpo e da carga.

Certo                                                        Errado

 

Usar o computador

Mantenha a cadeira próxima à mesa para que as costas fiquem retas e totalmente apoiadas no encosto. Preste atenção à altura da cadeira para que a mesa fique a uma altura em que o cotovelo forme um ângulo próximo a 90 graus e os ombros fiquem relaxados. Os pés devem estar apoiados no chão ou em um apoio apropriado, para que a perna forme um ângulo também próximo de 90 graus.

Certo                                                        Errado

 

Subir escadas

Mantenha-se ereto e coloque o peso do corpo na perna de trás, evitando curvar muito as costas. Sempre que possível, utilize o corrimão.

Certo                                                       Errado

 

Dormir

Evite dormir de barriga para baixo e se manter rigidamente esticado. Caso durma de barriga para cima, apóie a parte de trás dos joelhos em uma almofada. Se for dormir de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos.

Certo                                                                              Errado

 

Escolhendo o travesseiro

É importante escolher um produto adequado à altura do seu pescoço, que nem fique muito alto ou muito baixo. Isso é essencial para a saúde da sua coluna.

Certo                                                                             Errado

 

Usar a pia ou passar a roupa

Ambas atividade exigem que o corpo fique ereto, mas não rígido. Posicione um dos pés um pouco à frente do outro e flexione levemente a outra perna para garantir um descanso para as costas. A altura da pia ou mesa de passar deve ser suficiente para o corpo não ficar curvado ou com os braços muito levantados.

Certo                                                    Errado

 

Varrer a casa

Não curve as costas, se mantenha ereto e, sempre que necessário, flexione levemente os joelhos. Uma mão sempre deve estar segurando a extremidade do cabo e a outra vai à altura um pouco acima da cintura. Invista em uma vassoura com um cabo que tenha altura acima do seu ombro.

Certo                                                        Errado

 

Carregar sacolas

Para carregar pesos em volumes diferentes, divida-os em duas partes, carregando um em cada mão, dessa forma você manterá sua coluna balanceada.

Certo                                                        Errado