Dicas de Saúde

16/09/2012 22:47

Antes de correr, saiba seu tipo de pisada

Todo corredor, seja ele profissional ou amador, deve saber seu tipo de pisada, pois é ela quem determina qual o tênis ideal para evitar lesões futuras. Para descobrir qual seu tipo de pisada, faça uma avaliação com um profissional especializado. Nada de tentar adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada. Brincar de adivinho pode causar sérios problemas.

Os três tipo de pisadas existem são: supinada, neutra e pronada

Os atletas que possuem pisada supinada são chamados de supinadores. A característica básica dessa pisada é que ela começa na borda externa do calcanhar e continua nessa linha, aumentando o impacto entre as articulações. Associado aos pés com arco alto.

 A pisada neutra é aquela que começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. Uma das características é a planta do pé, que apresenta um arco que vai até a linha média da base do pé. Geralmente quem tem o arco do pé normal apresenta pisada neutra.

Os pronadores são aqueles corredores que iniciam a pisada com a parte externa do calcanhar e continuam rolando o pé excessivamente para dentro. Característico do pé mais achatado.

Mas lembre-se, antes de sair por aí tentando adivinhar qual o seu tipo de pisada e acabar comprando um tênis impróprio que irá gerar lesões, consulte um profissional que lhe indicará o melhor modelo e se necessário indicar uma palmilha adequada pra você.