Dicas de Saúde

06/12/2012 14:49

Fascite Plantar

Fascite plantar é uma inflamação causada por um estiramento excessivo da fáscia plantar. A fáscia plantar é uma faixa ampla de tecido fibroso localizado ao longo da superfície inferior do pé, do calcanhar até o ante pé.

Causa

Fascite plantar normalmente resulta em dor no calcanhar, esporão calcâneo, e / ou dor no arco. O estiramento da fáscia plantar, que conduz a inflamação e desconforto pode ser consequência de:

 • Pronação (pés chatos) resultando na queda do arco devido a sobrecarga de peso.

• Um pé com um arco elevado (pé cavo).

• Um aumento repentino na atividade física.

• Excesso de peso sobre o pé, geralmente atribuídos à obesidade ou gravidez.

• calçado impróprio.

 Pronação ou pé chato é em geral a causa mais comum para fascite plantar. Com fascite plantar, a parte inferior do pé dói onde o calcanhar e o arco se encontram. A dor é aguda e aparece na parte da manhã ou após um longo descanso, quando a fáscia plantar se contrai novamente ao seu formato original. À medida que o dia avança e a fáscia plantar volta a ser estirada, a dor geralmente desaparece.

Tratamento e Prevenção

O tratamento adequado de fascite plantar depende do que está causando o estiramento da fáscia plantar. Quando é pé chato, uma palmilha personalizada com apoio na parte interna do calcanhar e apoio no arco, reduz a queda do arco e conseqüentemente alivia o problema. Se você tem os arcos elevados (pé cavo), que também causa fascite plantar, é necessário absorver choques no calcanhar e acomodar os pés no sapato confortavelmente. Palmilhas ortopédicas sob medida proporcionam conforto e reduzem os choques e a pressão durante as atividades diárias. Cada vez que seu pé toca o solo, a fáscia plantar é estirada.

 Você pode reduzir a pressão e a tensão na fáscia plantar utilizando calçados e palmilhas que suportem o arco para evitar o excesso de alongamento.

Se o problema persistir, consulte seu ortopedista.