Mecanismos Avaliativos

29/03/2012 16:43

Podoposturologia

 Podoposturologia - técnica de origem francesa criada para reeducar e realinhar a estrutura do corpo. A novidade pode ajudar quem sofre com alterações posturais (principalmente a escoliose), diferença no tamanho das pernas, dores nas costas, quadril e/ou joelhos. Isso ocorre por conta de um distúrbio nos pés com alteração no tipo de pisada e consequente desequilíbrio postural.

É recomendada também quando há dores e/ou alterações locais nos pés, como esporão de calcâneo, fasceíte plantar, joanete, calosidades, pé chato, neuroma de Morton e tendinite de calcâneo".

Outro grupo que pode se beneficiar com a podoposturologia é o dos atletas. Tudo porque, com a técnica, é possível proporcionar o equilíbrio correto entre as estruturas articulares, musculares e tendinosas, E assim o atleta consegue suportar a sobrecarga física sem compensações que levam às lesões .

O método é composto de algumas etapas, até a confecção de uma palmilha especial para corrigir a postura do paciente. A diferença desse item para as palmilhas comuns está no material. "Na composição delas, alguns elementos são fixados em contato com a planta dos pés e que fornecem informações ao sistema postural", explica o fisioterapeuta.

 Veja, abaixo, cada etapa para corrigir a postura:

1. Anamnese: Perguntas sobre as atividades de vida diária;

2. Avaliação Postural Global;

3. Avaliação do tipo de pisada computadorizada (Baropodometria);

4. Teste de equilíbrio;

5. Teste de força muscular específica;

6. Teste de mobilidade e flexibilidade;

7. Análise de rotação;

8. Nivelamento da bacia;

9. Tensão da musculatura vertebral;

10. Confecção da palmilha;

11. Após 30 dias reavaliação.