Tratamentos Fisioterapêuticos

05/05/2012 17:00

Mckenzie

A maioria das dores músculo-esqueléticas é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. A filosofia básica do Método McKenzie® é que a posição ou movimento inverso pode abolir a dor e restaurar a função.

O Método McKenzie® visa não apenas a solução dos seus sintomas atuais mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.

O Método McKenzie® foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie, que escreveu dois livros para pacientes, Treat Your Own Back (já traduzido para o português: Trate Você Mesmo a sua Coluna) e Treat Your Own Neck, que já venderam mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo.

COMO O MÉTODO McKENZIE® FUNCIONA

Três etapas garantem o sucesso do tratamento:

1. Avaliação:

Exclusiva do Método McKenzie®, a avaliação mecânica é um processo lógico e abrangente projetado para identificar rapidamente a origem do problema do paciente. Através desse exame, o fisioterapeuta avalia o efeito que certos movimentos e posições têm sobre os sintomas do paciente e identifica se o problema é de origem mecânica ou não. Com isso, diferencia os pacientes que vão responder e os que não vão responder ao tratamento.

A avaliação McKenzie pode ser mais precisa que o raio X, tomografia ou ressonância magnética. É comum encontrar pacientes sintomáticos sem alteração nos exames de imagem e, por outro lado, pacientes com anormalidades nesses exames e sem nenhum sintoma.

O diagnóstico McKenzie se baseia não em imagens, mas no comportamento da dor. Durante a avaliação, muitos pacientes apresentam claramente uma "direção de preferência", quando movimentos repetidos ou posições mantidas são aplicados na coluna. Em outras palavras, há um movimento ou posição particular que faz a dor irradiada se deslocar em direção ao centro da coluna. Por exemplo, se a dor é sentida nas costas, do lado da coluna, nas nádegas ou descendo pela perna, às vezes até os dedos do pé, ela começa a se mover em direção ao centro da coluna e pode ser totalmente eliminada. Esse fenômeno, chamado Centralização da dor, e seu significado clínico foram descobertos por Robin McKenzie.

Trabalhos científicos publicados em revistas especializadas mostram que a presença da Centralização é um indicador muito preciso e confiável do sucesso do tratamento. Os movimentos, as atividades e posturas que fazem os sintomas "centralizarem" indicam a "direção de preferência" usada pelo fisioterapeuta no desenvolvimento de um programa de autotratamento. Ao mesmo tempo, as posturas, atividades e movimentos que fazem os sintomas moverem para a periferia, ou seja, na direção inversa da centralização são contra-indicados durante o tratamento.

"O processo de avaliação McKenzie (...) foi superior à ressonância magnética na distinção entre discos dolorosos e não-dolorosos."

Ref: R. Donelson, C. Aprill, R. Medcalf, W. Grant. A prospective Study of Centralization of Lumbar and referred Pain: A predictor of symptomatic discs and annular competence. IN: Spine 22 (10), 1997.

2. Tratamento

O tratamento McKenzie consiste de dois componentes: o componente educacional, que dá ao paciente uma compreensão do seu problema e do papel do movimento na sua reabilitação; e o componente de terapia mecânica ativa, que consta de exercícios individualizados prescritos pelo fisioterapeuta, com base na avaliação mecânica. A ênfase está no envolvimento ativo do paciente, o que diminui o número de visitas à clínica.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. Para pacientes com problemas mecânicos mais complexos, o fisioterapeuta treinado no Método McKenzie® pode aplicar técnicas complementares de terapia manual para ajudar no processo de recuperação.

"A palavra chave [do Método McKenzie®] é educação. De fato, toda a abordagem desse sistema de Diagnóstico e Terapia Mecânica® é baseada na educação - educação sobre as causas, educação sobre exercício e postura e, é claro, educação sobre prevenção"

Ref: Robin McKenzie, em entrevista publicada em: The McKenzie Journal MIUSA, vol. 9 nº 3 , 2001

3.Prevenção

Aprendendo a tratar o problema atual, o paciente ganha conhecimento sobre como diminuir o risco de reincidência e, caso ela ocorra, como resolver rapidamente o proble

Os objetivos do Método McKenzie® são

* Eliminar os sintomas

* Recuperar completamente a função

* Prevenir reincidências

Faça - nos uma avaliação e beneficie-se desse método!!!!