Tratamentos Fisioterapêuticos

31/05/2012 15:29

RPG

Reeducação Postural Global (RPG)

 

 Foi desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de "fluagem". É um método de tratamento fisioterapêutico.

A RPG se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.

 

     CADEIAS MUSCULARES  MESTRAS EBASE DO TRATAMENTO DA RPG

     

Cadeia mestra
posterior

                   

Cadeia           mestra       Anterior

 

Base do metodo

Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema musculoesquelético, a RPG trata o indivíduo como um todo, porque cada um tem a sua própria resistência às dores, e sua própria maneira de reagir a elas, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar essas dores ou um bloqueio.

Quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um trauma, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações provavelmente terá começado. É natural que o/a fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o/a fisioterapeuta pode estabelecer a conexão entre o sintoma e a causa do problema.

COMO É A SESSÃO DE RPG

Durante cada sessão, o/a fisioterapeuta utiliza microajustes em alongamento com o paciente em pé, sentado ou deitado em uma mesa de RPG, a qual foi especificamente projetada, desenvolvida e confeccionada para se trabalhar com o método.


http://www.rpg-souchard.com/


http://www.rpg-souchard.com/

A duração e a frequência das sessões, que são individuais, dependem dos problemas dos pacientes. Recomendada-se uma sessão de 1 hora  por semana.

O que tratamos?

 

A RPG  pode ser utilizada no tratamento de grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação. Conheça os principais problemas tratados pelo método:

 

  • Postura: A RPG é particularmente eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.
  • Dores Músculo-Articulares: Outra aplicação fundamental da RPG é no tratamento de lesões articulares, particularmente frequentes no nível da coluna vertebral; discopatias, hérnias, ciáticas; síndrome do desfiladeiro (formigamentos); dores intercostais; dores do quadril (pubalgias); do joelho; do pé; do ombro (bursite); do cotovelo (epicondilites); do punho (canal carpiano); da mão (tendinite), etc.
  • Patologias Cervico-Oculo-Motoras: frequentemente na origem de cefaléias (dores de cabeça), tonturas e enxaquecas.
  • Problemas da Temporo-Mandibular (ATM)
  • Reeducações Pós-Traumáticas: Recomendada em todas as reeducações pós-traumáticas, em particular depois de imobilização gessada.
  • Patologias Respiratórias: Asma, bronquite e outras patologias respiratórias que provoquem limitação da mobilidade torácica e do diafragma.
  • Patologias ligadas aos Gestos Repetitivos: Patologias provenientes de esforços repetitivos, sejam de caráter profissional ou desportivo. 

Untitled from Estevão Augusto on Vimeo.