Tratamentos Fisioterapêuticos

27/05/2012 13:45

Osteopatia

OSTEOPATIA estuda os efeitos internos que vêm da estrutura.

 O tratamento é baseado num exame clínico. Um diagnóstico Osteopático deve conduzir a um Acto terapêutico Osteopático. Através de técnicas manuais tem como objectivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Qualquer mudança na mobilidade do aparelho locomotor no sentido da hipo ou hiper mobilidade conduz a um transtorno funcional que, por sua vez, pode dar lugar a um quadro “patológico”.

 A Osteopatia abarca três grandes ramos: estrutural, cranial e visceral.

 

 Osteopatia Estrutural

 

É a Osteopatia articular, a parte que ocupa-se do aparelho músculo-esquelético e da postura, incide em toda a estrutura: osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano.Todas as estruturas do corpo têm mobilidade própria. Devem estar livres. Os movimentos devem respeitar regras precisas: eixos, amplitude, ritmo. Se um destes elementos falta, o conjunto da mecânica será perturbado até ao nível da célula.

 O corpo tenta adaptar-se. Se consegue, não há sintoma. Se não pode, aparece o sintoma da patologia. Em ambos os casos temos uma lesão osteopática reconhecível e tratável.

Em todos os casos o osteopata realiza um diagnóstico osteopático que consiste em estabelecer que estruturas estão bloqueadas ou em disfunção, sempre desde o ponto de vista do movimento e trata de detectar todas as lesões osteopáticas existentes, uma vez que o tratamento consistirá em eliminar estas lesões mediante técnicas de estiramentos, mobilizações e manipulações.

 A Osteopatia é o sistema de cura que dá ênfase principal à integridade estrutural do corpo. Esta integridade estrutural é o factor mais importante a manter. Rege a boa saúde do organismo e evita a doença.

 Quando se deve consultar um osteopata Estrutural?

 Lesões das costas: cervicais, lombares, hérnias, contracturas.

Lesões desportivas: entorses, luxações, sobrecarga muscular.

Patologia músculo-esquelética: artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose.

Transtornos da esfera crânio-cervical: cefaleias, enxaquecas, vertigens, tonturas.

 

É bom receber um tratamento osteopático após um período difícil durante o qual fomos mal tratados tanto física como mentalmente. VENHA ESTAMOS TE ESPERANDO!!!!