O item mobile-menu-secondary não está registrado ou não possui um arquivo view.php.
O item search-input não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

O Método Mckenzie para tratamento de dores lombares

A dor lombar é um processo muito bem documentado na literatura científica e é considerada um grande limitante de atividades físicas, afastamento de trabalho e um dos grandes gastos em saúde. Sua prevalência em uma população pode passar de 80%, suas causas estão entre 5-15% ligadas a processos de osteoporose, neoplasmas e infecções e entre 85-95% ligadas a outras causas não claras.

O Método Mckenzie é uma metodologia de tratamento e prevenção que envolve coluna e extremidades. Se baseia em uma avaliação sistematizada e em um processo de intervenção baseado em fatores mecânicos do corpo humano e na educação do paciente. Criado pelo neozelandês Robin Mckenzie, através de uma observação em sua clínica em 1956, o método possui uma grande capacidade de resolver problemas de dores nas costas (mas não se restringe a elas). Pacientes que iniciam o tratamento de MDT (Mechanical Diagnosis and Therapy – como é chamado) normalmente resolvem por completo suas queixas em 3 a 6 sessões de diagnostico e tratamento.

A nossa coluna foi projetada e fabricada para trabalhar alinhada e estável, quando uma demanda maior que a sua capacidade é imposta, os problemas começam a aparecer podendo desencadear um desarranjo nas estruturas envolvidas, uma disfunção tecidual ou uma tensão tecidual através de posições mantidas. O MDT consiste em identificar o real problema e agir sobre ele promovendo uma melhora rápida.

Indicações para tratamento MDT:

• Problemas relacionados à raiz nervosa (sintomatologia irradiada para a perna)

• Dor lombar mecânica (dor varia com atividades e com o tempo)

Contra-indicações para tratamento MDT:

• Patologia grave da coluna (síndrome da cauda equina, câncer, sinais medulares, infecções, fraturas, déficit neurológico generalizado)

• Dor lombar não mecânica

Incidencia das caussas de dores na coluna Lombar

Patologia grave da coluna

Patologia da Raiz nervosa < 10%

Dor lombar simples > 90%

Duas características importantes do MDT são a educação do paciente e o auto tratamento. A educação consiste na boa orientação do paciente sobre o processo de desenvolvimento da dor, os fatores que influenciam para piora e melhora em cada caso, conscientização sobre sua responsabilidade sobre a própria saúde e orientações sobre o auto tratamento. Este possua vez consiste em ensinar ao paciente atividades que terá que fazer em casa ou no serviço e que são de suma importância para a recuperação de seu quadro de dor. Dessa forma o paciente terá consciência sobre o que está desencadeando a dor, o que deve fazer para melhorar, o quanto deve fazer para ter a sua melhora e o que deve fazer para ficar sem dor ou mesmo agir sobre ela caso reapareça com as mesmas características.

Ref: http://mecdocorpo.blogspot.com/p/profissionais.html

Feito com amor 💜 por go7.com.br